sábado, 3 de outubro de 2009

Berçário


No dia 03 de outubro as turmas de sábado voltaram depois do recesso, e as mães que levam suas crianças tiveram uma surpresa: agora podem contar com um berçário para deixar os bebês enquanto frequentam as aulas.

Atividades da casa

Segunda 20h - Desenvolvimento mediúnico
Terça 14h - Assistência espiritual/ palestra/ fluidoterapia/ atendimento fraterno/ promoção social (artesanato)
20h: Estudo doutrinário.
Quarta 20h - Desenvolvimento mediúnico.
Quinta 20h - Assistência espiritual/ palestra/ fluidoterapia/ evangelização infanto-juvenil/ atendimento fraterno.
Sábado 14h - Lanche/ evangelização infanto-juvenil/ artesanato/ computação e datilografia.

C.E. Manoel Figueira Neto divulgado pela FEP


O centro espírita Manoel Figueira Neto recebeu atenção especial no site da Federação Espírita do Paraná e no jornal Mundo Espírita, em setembro. O texto publicado foi o que segue abaixo:

Centro Espírita Manoel Figueira Neto - 67 anos a serviço do Espiritismo

O Centro Espírita Manoel Figueira Neto foi fundado em 21 de setembro de 1942.

As reuniões públicas e mediúnicas, entretanto, eram anteriormente realizadas em um antigo depósito, anexo à residência do Sr. João Gabriel Martins, situado à Rua Luciano Stencel, nas proximidades da atual sede.

A sessão de fundação foi presidida pelo Sr. Sady Nogueira dos Santos, à época, membro representante da Federação Espírita do Paraná, que, na oportunidade, historiou a personalidade do patrono Sr. ManoeI Figueira Neto, pioneiro espírita na cidade de São Mateus do Sul.

A primeira diretoria do Centro era assim constituída:

Presidente - Noltheneo Bastos

Vice-presidente - Gabriel Riesemberg

1º secretário - Antenor de Paula Maciel

2ª secretária - Genny Riesenberg Martins

Bibliotecária - Eurídece Figueira Santos

Orador - Jocelym Furtado Neves

A Ata de fundação foi lavrada pelo secretário nomeado, Sr. Francisco de Abreu Santos, e dela constam as seguintes pessoas presentes, além da diretoria:

Mercedes Pugsley Gaensly, Rosália Bastos, Bessie Puchivailo, Ivone Bastos, Pedrina Samways, Roberto Gaensly, Lamartine Bastos, Luiza Riesemberg, Izabel Samways, Carlota Samways, Julieta Figueira Maciel, Jorge Ulbrich, Sady Nogueira Santos, Odila Figueira dos Santos e Francisco de Abreu Santos.

Em 3 de maio de 1943, a Comissão Central da Federação Espírita do Paraná, concedeu o registro provisório de filiação àquela entidade, na pessoa do então secretário da Comissão, Sr. Aristides José Moraes.

Em 24 de agosto de 1948, o Sr. Sady Nogueira dos Santos, representando a Federação Espírita do Paraná, recebe a escritura da compra do terreno para a construção da atual sede do Centro. Nesta data foi constituído um núcleo do Centro em Fartura do Potinga, zona rural deste Município, tendo como representante o Sr. Bertoldo Ulbrich.

Em 21 de setembro de 1948 foi fundada a primeira União da Mocidade Espírita de São Mateus do Sul, cuja sessão foi presidida pelo Sr. Sady Nogueira dos Santos, que, na oportunidade, leu telegrama recebido do presidente da Federação Espírita do Paraná, congratulando-se com o Centro e desejando êxito à Mocidade ora fundada.

A primeira diretoria da Mocidade coube ao jovem Joaquim Terézio Figueira

Santos e a vice-diretoria à jovem Gladys Suzana Gaensly.

Estiveram presentes nesta solenidade, entre outros, o diretor das Mocidades

Espíritas do Paraná e o diretor da Mocidade Espírita da cidade de Palmeira.

A tão almejada construção da sede própria foi concretizada com o lançamento da pedra fundamental em 16 de abril de 1949, com a presença dos confrades João Ghignone e Abibe Isfer, respectivamente presidente e vice-presidente da FEP.

A primeira reunião pública realizada na sede própria do Centro, à Rua Luciano Stencel, 431 ocorreu no dia 1° de março de 1951, com a presença de 88 pessoas entre elas: Joaquim Figueira Santos, Rosely Ghral, Disney Eleamar Ghral, Gladys S. Gaensly Maciel, Belmiro Lemos, Ederval Gaensly, Ziléia Figueira Santos, Gabriel Ludgero Moreira Riesemberg, Egon Santos Nascimento, Ioel Gabriel Riesemberg Martins, Maria Raquel Riesemberg Martins.

Ressalta-se que, ao longo destes anos, desde a fundação do Centro, jamais houve interrupção em suas atividades, como não poderia deixar de ser, à luz dos postulados espíritas.

Em 2006, foram realizadas obras de ampliação para melhor atender as necessidades de espaço para a Evangelização Infantil com onze turmas, aos sábados e quintas-feiras, com um total de 73 crianças e jovens, e outras atividades de cunho social, tais como: datilografia, informática, costura, crochê, bordado, pintura, alfabetização e evangelização de adulto desenvolvidas no Centro.

O Centro Espírita Manoel Figueira Neto fica na Rua Luciano Stencel, 431, em São Mateus do Sul-PR.

Fonte: http://www.mundoespirita.com.br/index.php?act=conteudo&conteudo=2633