quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Semana Espírita em S. João do Triunfo

Tivemos a alegria de participar, no dia 12 de novembro, da 2ª Semana Espírita da Casa União e Fraternidade, de São João do Triunfo. Na ocasião o público conferiu uma excelente palestra de José Carlos Gugelmin, de Mafra (SC), voltada aos casais. Gugelmin focou o tema Uniões Planejadas, discorrendo sobre a questão dos casamentos já serem programados na espiritualidade, como formas de reparação e aprimoramento dos espíritos. Segundo ele, os casais podem ser tanto espíritos que precisam fazer ajustes entre si, como também almas muito simpáticas, que se amam. Neste caso, apesar da união feliz do casal, geralmente os filhos é que possuem problemas e precisarão ser tratados com muito carinho e paciência para que possam elevar-se na escala da evolução.

Ele também alertou sobre as separações, já que a necessidade de reajuste entre dois espíritos é apenas postergada, caso se opte por quebrar os laços do matrimônio.

Ao final da exposição foram sorteados três livros espíritas para o público.

A ida a São João do Triunfo serviu também para um reencontro, já que membros do Centro Espírita Manoel Figueira Neto proporcionaram auxílio aos espíritas triunfenses quando estes ingressaram na doutrina. Foram alguns anos de viagens semanais para a cidade vizinha até que aqueles nossos irmãos se sentissem preparados para darem os próprios passos.

Hoje observamos com orgulho o caminho tomado naquele município, que possui um centro espírita bastante amplo e bem dirigido.

A Semana também conta com uma feira do livro espírita, disponibilizando para venda uma ótima variedade de títulos.


Texto Antidepressivo

Quando você se observar, à beira do desânimo, acelere o passo para frente, proibindo-se parar. Ore, pedindo a Deus mais luz para vencer as sombras. Faça algo de bom, além do cansaço em que se veja. Leia uma página edificante, que lhe auxilie o raciocínio na mudança construtiva de ideias. Tente contato de pessoas, cuja conversação lhe melhore o clima espiritual. Procure um ambiente, no qual lhe seja possível ouvir palavras e instruções que lhe enobreçam os pensamentos. Preste um favor, especialmente aquele favor que você esteja adiando. Visite um enfermo, buscando reconforto naqueles que atravessam dificuldades maiores que as suas. Atenda às tarefas imediatas que esperam por você e que lhe impeçam qualquer demora nas nuvens do desalento. Guarde a convicção de que todos estamos caminhando para adiante, através de problemas e lutas, na aquisição de experiência, e de que a vida concorda com as pausas de refazimento das nossas forças, mas não se acomoda com a inércia em momento algum.


André Luiz
(Do livro: Buscas e Acharás, Francisco C. Xavier)