quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Livro: Os Animais Têm Alma?


Há algum tempo eu procurava um bom livro espírita que tratasse da questão da desencarnação dos animais, já que as obras da codificação não dedicam muitas linhas a este tema. A intenção era presentear uma amiga que gosta muito de bichos e que vive fazendo perguntas a respeito (as quais eu não sabia responder). Só encontrei alguns títulos um tanto suspeitos, de autores desconhecidos, não vendidos pela livraria da FEB, então não arrisquei. Mas para minha surpresa, na própria estante da FEP, durante o Encontro da Juventude, deparei-me com Os Animais têm Alma? (Editora Lachâtre, 174 págs., 2009). A capa lembrava algo como Marley & Eu e trazia estampado o aviso: "Mais de 110 mil exemplares vendidos". Parecia ser algo extremamente leve, perfeito para a minha amiga, e recomendado pela Federação Espírita, então não pensei duas vezes e o adquiri.

Porém, logo que ele já estava de minha posse, me toquei que o autor era o Ernesto Bozzano (1862-1943), um dos grandes estudiosos espíritas, contemporâneo de Allan Kardec. Já dava para notar que o conteúdo seria um pouco diferente do que a capa propunha. E isto tornou-se ainda mais óbvio depois que eu li o subtítulo da obra (mais fiel a seu título original): Cento e trinta casos de manifestações de assombração, aparições e fenômenos supranormais com animais.

Neste caso, fiquei mais interessado pelo livro, e já deduzi que não seria um bom presente para minha amiga, ainda não muito avançada nos estudos espíritas. Obra puramente científica e racionalista, Os Animais têm Alma? condensa, como o subtítulo anuncia, vários casos em que se comprova que os animais comunicam-se telepaticamente com seus donos, principalmente quando se encontram em perigo; que podem sentir, ouvir ou enxergar espíritos; preveem a morte de seus donos e podem manisfestar-se depois de desencarnados. O que chama a atenção é que quase todos os relatos envolvem cães ou gatos (e cães, talvez por coincidência, na maioria da raça Fox Terrier). Há algumas histórias com cavalos e pássaros, também.

Cada caso narrado é muito interessante. Alguns são muito ternos e emocionantes, como os de vários donos que, ligados intensamente aos seus bicinhos de estimação, chegaram a vê-los depois de mortos. Mas também há aqueles misteriosos (que podem até dar um pouco de medo), como o de uma família cujas mortes de seus membros eram sempre anunciadas alguns dias antes por estranhos uivos agourentos, de cães invisíveis, ou o da "vitela de olhos reluzentes", que assombrava uma floresta (só lendo o capítulo para levar a sério). Todos os casos foram publicados em renomadas revistas espíritas da época (início do século XX), assinados por pessoas de caráter reconhecido, que não estariam inventando histórias.

Ernesto Bozzano mostra — nem é preciso dizer — muito critério ao selecionar tais casos, e faz comentários bastante pertinentes após cada um, com uma mente puramente científica. Diante de cada fato "sobrenatural" (as aspas são porque na verdade não existe nada sobrenatural - tudo pode ser explicado) , o autor apresenta primeiro as possibilidades mais lógicas, como alucinações, para só então vislumbrar aparições de espíritos.

Um livro sério e necessário, recomendável a todos que estudam o espiritismo, principalmente àqueles que já possuem alguma bagagem de conhecimentos sobre a doutrina. 

Um comentário:

  1. Acredito piamente,pois meu cão depois de morto,
    passado alguns meses sonhei com ele.Escutei bater à porta e ao abri-la era ele,então falei que que ele não poderia entrar pois havia morrido.E,para minha surpresa,mesmo durante o sonho me encontro com ele deitado em seu lugar preferido.Com sua postura muito bonita olhou-me e balançou sua cabeça.Este meu cão adoeceu 3 dias antes de marido, que sofreu um infarto fulminante enfim:Para não me alongar muito, morreu no mesmo horário que meu marido.Onde foram constatado pela biópsia de ambas as partes.Até hoje o médico veterinário fala que ele pressentiu a morte de seu dono.Por ser um cão muito saudável.Estou extremamente emocionada, mais achei a matéria muito linda!Que Deus em sua plenitude ampare e de muita luz,para que este centro continue fazendo maravilhas...Beijoss e Abraçoss à todos os irmãos!!

    ResponderExcluir